Cinco Marias, Pingolé ou Capitão, Jogo das Pedrinhas
Esse jogo é dos mais antigos encontrados na Grécia, cerca de 4.500 anos A.C, quando eram jogados com astrálagos de carneiro – ossinho do calcanhar do animal. Era um jogo usado pelos sacerdotes e pitonisas para previsão e adivinhação, pois a partir da posição que as pedras caíssem no chão, a sorte das virgens era lida. É levado para a Península Ibérica pelos romanos, onde passa a ser chamado de jogo das pedrinhas.
Em Portugal é praticado até hoje, mais por meninas. No Brasil está vivo até hoje, chama-se capitão, pingolé, cinco marias. Hoje em dia joga-se com saquinhos de tecido, cheio de areia, arroz, ou então se rala na calçada cinco cacos de telha de forma que fiquem muito bem acabados e do mesmo tamanho.
Vamos às regras do jogo:
-
Jogar as cinco pedrinhas no chão e escolher uma para ser jogada para cima.
-
Jogue para cima enquanto apanha a que ficou no chão. Uma a uma. (Repetir esse processo em todas as etapas).
-
Jogar uma pedrinha para cima. Enquanto joga a pedra pra cima pegue as demais de duas em duas sem tocar nos outros pares.
-
Jogue uma pedrinha para cima. Pegue agora uma pedrinha depois três de uma só vez.
-
Jogue uma pedrinha para cima. Pegue agora quatro pedrinhas de uma só vez.
-
Faça um túnel com a sua mãozinha, enquanto você joga uma pedrinha pra cima, vá jogando para dento do túnel as quatro pedras.
Repita até aprender esse jogo que é muitíssimo divertido e bom.
Atualmente joga-se com pedrinhas, saquinhos de areia ou de arroz.
Você Sabia?
Caros Professores: Proporcione que seus alunos joguem esses jogos antigos, enquanto você fala das culturas que nos legaram essa velha e maravilhosa maneira de brincar.